RSS
email

A Carne é Fraca

“O consumo de carne hoje é o maior problema social e ambiental do planeta, ainda que a gente não leia dessa forma. Mas esse é o problema número um do planeta hoje. Se a gente quiser resolver o problema da camada de ozônio, o problema da fome no planeta, se a gente quiser resolver o problema da distribuição, da concentração de renda nós temos que trabalhar o consumo da carne, por mais absurdo que isso possa parecer.”, afirma João Meirelles Filho, do Instituto Peabiru – Belém/PA, no documentário “A Carne é Fraca”, lançado em 2004 pelo Instituto Nina Rosa.

A Carne é Fraca é uma produção que chama a atenção por mostrar a questão do consumo da carne de várias perspectivas, contando com depoimentos de jornalistas; de professores de áreas como Anatomia, Direito, Ética e Filosofia Política; de profissionais da saúde, dentre outros.

O documentário evidencia que o consumo da carne é injusto por causar sofrimento e dor aos animais; por causar prejuízos ambientais – uma vez que tem forte impacto sobre os recursos hídricos através da indústria; e por causar malefícios à saúde, mostrando que, ao contrário do que se pensa, a carne traz mais malefícios do que benefícios, e que esses benefícios podem ser encontrados nos vegetais.

Uma das idéias é de que quando a indústria perceber que os consumidores desejam produtos mais saudáveis, mais éticos e que não agridem o meio-ambiente, será obrigada a repensar suas formas de produção para atender essa forma de consumo mais consciente.

O DVD A Carne é Fraca pode ser adquirido através do site do Instituto Nina Rosa (http://www.institutoninarosa.org.br/), a R$ 15,00 (+ taxa postal).

Imagem: divulgação.
Por Leylianne Souto.

Leitores desta publicação:

Hospedagem


Bookmark and Share

0 comentários: