RSS
email

Alucinações Musicais por Leandro Martins


Eu já pensava em gravar vídeos de minhas músicas antes, mas me sentia inseguro e com medo das músicas serem mal compreendidas.

Já fazia alguns dias que eu estava testando equipamentos, guitarras e aplicando algumas idéias. Eu havia elaborado uma trilha sonora durante uma madrugada, para uma cena com um monólogo (disciplina do curso de Teatro, Encenação) que envolvia muitas ações físicas e do dilema da vida e a morte.

No dia da aula de Encenação, eu estava ancioso antes de apresentar a cena que envolvia sentimentos de felicidade, tristeza, revolta e angústia. A apresentação foi algo difícil, pelo receio de não ficar boa. Após executá-la descarreguei um grande peso de tensões por estar combrando muito de mim mesmo, e achei legal o fato do público ter gostado. Escutei críticas boas e sugestões brilhantes, voltando para casa inspirado eu fui tocar guitarra utilizando os efeitos e simulação de amps valvulados do guitar Rig 3, ainda assim o timbre ficou meio fraquinho pois estava sem uma pré amplificação e o sinal da guitarra ficou meio "fraco" por estar plugada direto na placa de som.

Eu estava em um clima bastante psicodélico e etéreo, a janela do quarto aberta, tocando e observando o céu. Comecei a tentar encontrar efeitos e sonoridades que sugerissem um clima de músicas espaciais, distantes, algo transcendente musicalmente.

Depois disso preparei uma base e resolvi filmar, com uma simples webcam, o que ia surgindo em cima do fundo sonoro "espacial" preparado, daí fui improvisando até terminar. Acostumei um pouco com isso, ultimamente tenho tocando e deixo gravando, depois escuto a gravação e aproveito o que achar legal, algumas coisas surgem completamente como sons novos, outros como releituras de fraseados de guitarra já assimilados, mas não toco na tora, existem fundamentos que já estão um pouco fluentes como por exemplo aplicar notas de passagem, repouso, tensões, síncope, contratempo, poliritmia, isso acaba sendo aplicado mesmo não pensando no que aplicar, apenas deixo fluir com os recursos sonoros disponíveis.

Quando assisti ao vídeo, gostei bastante do resultado e pensei que poderia se tornar o começo de um belo Rock Progressivo. Dei o nome de Alucinações Musicais, pois os climas gerados pelas frequências sonoras organizadas em diferentes intervalos/intenções trabalham diversas áreas do cérebro, estimulando sensações, até mesmo alucinações e melhora a atividade cognitiva. Compactei a qualidade do vídeo pra não ficar pesado e enviei pro meu amigo Pedro Ribeiro Nogueira, confio muito na crítica musical dele. O cara gosta de muita música boa e tem naturalmente um talento para diferenciar música boa, de música média, de música ruim, de uma obra prima, sem deixar o gosto pessoal dele influenciar no julgamento. Por fim, o Pedro gostou muito do meu vídeo de deixou ótimos elogios, com isso pensei que seria legal expor esse vídeo na internet, depois criar algo melhor em cima dessa idéia.



Ainda pretendo adicionar diferentes linhas de guitarra, diversos climas, modulações, mudanças na progressão. Já escolhi qual baterista e qual baixista participar do processo de criação e gravação dessa música, falta só um tecladista, mas é possível criar o teclado como sequência MIDI no pc e aplicar plugins de sintetizadores, apesar que daria muito trabalho, hehe. Quando o trabalho estiver pronto, divulgarei.

É interessante que eu tenho descoberto novas linhas de composição e me afastado cada vez mais do Heavy Metal, onde passei vários anos tocando. É legal descobrir que me identifico mais com músicas que trabalham mais a parte de dinâmica, harmonia e poliritmia ,e posso misturar isso com influências do Metal e do Hard Rock. Talvez mais para frente o trabalho se torne mais experimental ou mais "jazzístico", se tornando um Fusion.

Estou satisfeito pelo vídeo ter tido boa aceitação tanto para ouvintes, músicos amadores e profissionais com longa data de atividade dentro da música. Em uma semana, um simples vídeo como esse teve 800 acessos com meu esforço enviando o vídeo para todos os contatos possíveis, isso pra mim é ótimo pois vi que muita gente assistiu e enviou o vídeo pra mais gente, não parece grande coisa esses acessos, mas anté então eu não tinha recebido essa "atenção ou reconhecimento" tocando com uma banda inteira no youtube, o que me estimula a seguir em frente organizando minhas idéias.

Foto e vídeo: Leandro Martins.
Por Leandro Martins.

Leitores desta publicação:

Criar pagina



Bookmark and Share

0 comentários: